Atividades

- Centro Dia - O Centro oferece - Oficina de Artesanato, Música, Informatica, Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social entre outros atendimentos oferecidos pelos próprios profissionais dentro das necessidades de cada um.

- Sala de Recursos - Oferecemos três salas de recursos (essas salas são divididas por ano/ série ou idade). São crianças na idade escolar e matriculadas no ensino regular/municipal/Estadual e ou particular. Nossa regulação abrange cerca de 103 municípios da região de São José do Rio Preto. 

- Ambulatório interdiciplinar - (Fisioterapia e Terapia Ocupacional) é oferecido para as crianças de zero a 03 anos de idade que são encaminhadas para o Centro, estímulos motores e sensoriais.  

- Ambulatório de Múltiplas Deficiências - Esse ambulatório engloba as crianças atendidas com varias outras deficiencias além da visual. Chamamos de Deficiência Visual Cortical, pois essa deficiência não está relacionada diretamente ao olho e sim ao cerébro. Os profissionais que atuam (Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Psicólogia) trabalham os estímulos motores, sensoriais e visuais.   

- Ambulatório Pedagógico Especializado - Atende crianças que chegam ao centro sem nenhum estímulo ou idade dardia e ja necessitam de inclusão escolar.

- Atendimento individual  Especializado e preparatório para sala de recursos - Esta sala trabalha inteligências múltiplas dando enfoque e orientando para que a criança consiga sanar a defasagem educacional e seja direcionada com orientação correta para o aprendizado. Os atendimentos passam por todos os atendimentos em forma de rodízio sequencial (Pedagógico, Terapia Ocupacional, Psicológicos, Orientação e Mobilidade, Informática, Educação Física e Música. 

- Informática - Promove a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e suas famílias. Desenvolvendo atividades que possibilitem a ampliação do universo informacional e cultural dos defciêntes visuais, navegar na internet, digitação, aplicativo de celular inserção do mundo digital.

- Esportes - Promove a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de uma pessoa com deficiência e suas famílias. Promove ações que garantam a convivência comunitária da pessoa com deficiência. Desenvolver ações que auxiliaem na formação de valores como cooperação, solidariedade, tolerância, fraternidade, respeito, espírito de equipe, sociabilidade e ética.

Nossas atividades  

- Natação

- Goal Ball

- Aparelhos de musculação

- Alongamento

- Atletismo

- Artes marciais

- Judô

Nossa História

O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, fundado em 01 de Setembro de 1948, atende pessoas com deficiência visual,  residentes em São José do Rio Preto e regiões, atendêramos a  103 municípios, pois somos a única entidade para Cegos nesta região, desenvolvendo trabalho de habilitação e reabilitação .

Entre em contato conosco